gallery/íconegrtransparente 09.02.17

Adriano candido

PROFESSIONAL COACH & LEADERSHIP MENTOR

Tudo sobre Coaching

 

 

 

 

 

o que é Coaching?

"Coaching é a arte de conduzir ou deixar-se ser conduzido por caminhos de AUTOconscientização, AUTOaprendizado e AUTOssuperação" 

Adriano Candido

 

Coaching se trata de uma tecnologia de desenvolvimento humano cuja função é modificar (positivamente) e desfragmentar (organizar, ordenar) o conjunto cérebro e mente de uma pessoa (informações), através de uma metodologia estruturada por perguntas que levam à reflexão/conscientização, técnicas de condução mental e ferramentas inteligentes que visam mudança de pensamentos, bem como de hábitos, crenças e convicções baseadas em necessidades superiores denominadas valores, a fim de que, a partir de uma nova forma de pensar e se comportar, a meta ou aquilo que o indivíduo deseja, se realize. Pois, ao aplicar a metodologia denominada Coaching nas pessoas, elas clareiam suas mentes, descortinando novas possibilidades e recursos que ao virem à tona, aumentam a força de suas ações (alta performance) e com elas as suas chances de transformação/realização. 

 

Coaching é algo que permite ampliar a consciência.  E ampliar a consciência é a única forma de influenciar a mente subconsciente para permitir-se ir em frente, libertando-se de crenças negativas e informações limitadoras.

BENEFÍCIOS DO COACHING

Ganho de força e energia para o cliente com o uso correto de seus valores fundamentais, bem como da conscientização sobre suas crenças, tanto limitantes como impulsionadoras, se autoconhecendo e empoderando-se de suas forças ao mesmo tempo em que se trabalham suas fraquezas, tornando-se mais feliz e aberto a novas descobertas que o levarão à prosperidade contínua e à geração de riquezas nas três áreas fundamentais: 1-Saúde, 2-Relacionamentos/Liderança e 3-Área do Recursos Materiais/Financeiros, por sua vez relacionada a trabalho, emprego, profissão, carreira, poupança e patrimônio financeiro.

um exemplo de atuação em coaching

Imagine que você seja um técnico de algum tipo de modalidade esportiva ou líder de uma equipe em uma empresa, e que você possua em sua equipe ou departamento jogadores ou subordinados de alto e baixo desempenho. Como você dirige uma equipe e não parte dela somente, o ideal é que todos os seus liderados sejam liderados de alto desempenho. Pois, assim os resultados serão multiplicados por cada um deles, gerando um grande resultado para o clube ou empresa. Contudo, para que você consiga fazer isso, terá que conversar com os seus atletas ou colaboradores, principalmente os que necessitam de ajuda, na tentativa de entender os por quês. Então, ao conversar com eles, ainda que pareçam pessoas de alto rendimento, fortes e bem preparados tecnicamente e fisicamente, descobre por meio do coaching que seus baixos rendimentos são provenientes de convicções, crenças limitantes, hábitos que as mantém na zona de inanição, gerando com isto confusão mental sobre o futuro, bem como sobre seus verdadeiros sonhos e desejos, causando-lhes falta de motivação, desânimo e baixa confiança em si mesmos. Um tipo de barreira que não necessita de um trator para desobstruir o caminho, mas de mudança de pensamentos apenas, tendo em vista que barreira como essas são essencialmente mentais e não físicas, sendo físicos somente os resultados que vemos ou mensuramos. Com a mudança de pensamentos que se dá por autoconscientização, autoaprendizado e autossuperação, o que é possível por meio de perguntas estratégicas que o líder faz, bem como pelo uso de técnicas de condução mental e ferramentas inteligentes cujo objetivo é fazer o indivíduo pensar em novas possibilidades, isto levará os atletas ou colaboradores à descoberta de novas opções e como resultado, a forma como veem o mundo e suas experiências, tornando seus pensamentos que se transformarão em sentimentos, e desses sentimentos em escolhas, sendo as escolhas as próprias ações, em resultados mais consistentes, deixando de lado a procrastinação e os círculos viciosos para voltar-se ao que se pode chamar de alta performance. Isto é o que o coaching faz. Uma tecnologia que não se trata de psicoterapia, por que não é papel do coaching trabalhar doenças mentais e causas emocionais causadoras de doenças que levam ao sofrimento, mas a realização de apoio pragmático voltado a autoconscientização, ao autoaprendizado e à autossuperação para o alcance de objetivos e a realização de desejos.

tipos de coaching

Embora nos deparemos por aí com uma infinidade de tipos de coaching sendo oferecidos no mercado, serviços tais como: coaching de relacionamentos, coaching espiritual, coaching para concursos, coaching financeiro, coaching de investimentos, coaching de emagrecimento, coaching nutricional, coaching de família, etc., etc, etc., tudo isso não passa de roupagens apenas que um coach proveniente ou tendo escolhido trabalhar em uma área de meta específica usa para tornar o serviço de coaching mais atrativo às pessoas também com problemas específicos. Mas, o que muita gente não sabe é que só existe um jeito de se fazer coaching (fundamentos), e mesmo as metodologias de coaching usadas para alcançar metas organizacionais tais como Coaching Executivo, Coaching Corporativo, Coaching de Liderança e Coaching Esportivo, por se tratar uma organização de um ambiente formado por pessoas, ao se trabalhar coaching, sem importar denominações, estará se trabalhando coaching de vida obviamente. O que leva a entender que, embora possa existir coaches especialistas que se dediquem a vender e atender clientes com metas específicas, quaisquer coach que saiba aplicar metodologias de coaching, e que saiba fazer isto com bastante disposição, estará apto a atender a todos os tipos de metas e clientes que possam surgir, não importando a área, assunto, matéria que a meta se relacione, já que no trabalho de coaching, o coache não necessita saber, conhecer nem de maneira superficial, muito menos de maneira profunda o negócio ou área em que deseja alcançar metas o cliente, muito menos sobre a técnica que o cliente usará para realizar o trabalho, a tarefa, por exemplo, na área de seu interesse, mas saber conduzir pessoas por caminhos de autoconscientização, autoaprendizado e autossuperação. Pois, este é o trabalho do coach e a função do coaching.